16 dezembro 2008

PEDIDOS

Era um costume que afivelava o ano. Começava, aproximadamente, um mês antes do Natal. Escrever uma carta com pedidos para o Papai Noel.
Numa folha de papel de caderno, com a letra irregular de quem começa a escrever, uma lista de desejos se desenrolava. Apesar de a imaginação voar para distantes galáxias, as tais listas eram curtas. As vontades se restringiam à consciência de que não deveriam ser muitas. Papai Noel precisava atender a todos e eu acreditava que ele não daria conta do recado para atender as crianças do mundo inteiro.
Lembro com muita alegria da sensação maravilhosa de despertar no dia 25 de dezembro e procurar os presentes junto ao meu par de sapatos. Papai Noel viera!
Um dia me disseram que o tal Papai Noel era figura de conto de fadas, fruto de histórias infantis e folclóricas. Quando indaguei de que maneira apareciam os pacotes debaixo da arvore natalina, responderam: - “Quem lê e atende, na medida do possível, aos teus pedidos, são os que te amam. Depois que adormeces, eles colocam os presentes para os abrires ao acordares.”.
A partir daí, foi um passo para que a minha carta para o Papai Noel perdesse o sentido original. O encantamento do ritual se desfez. Deixei de fazer pedidos.
Juntou-se a isso o fato de vestir as roupas do personagem e exercer suas tarefas no papel de ser Mamãe Noel, desde que meus filhos nasceram.
Minha própria lista de pedidos? Nunca mais.
Porém, ao pensar sobre o texto dominical, juntei as peças de um quebra-cabeça, tentando decifrar a satisfação que senti, lendo uma singela lista de pedidos de uma menina, que chegou as minha mãos por acaso ou propositalmente. Pouco importa. O significado real e válido é que essa lista me fez voltar no tempo e me motivou a escrever novamente uma lista de pedidos.
Sei que Papai Noel vai lê-la. Pode até demorar algum tempo. É provável até, que não me atenda, mas meu rol de vontades voltará a ficar registrado.
Papai Noel é aquele que nos quer bem, que nos ouve, que quer nos agradar. No mais das vezes, Papai Noel é alguém familiar que não usa roupas de veludo vermelho, tampouco é um idoso senhor de longas barbas brancas. Não usa trenó, nem mora no Pólo Norte.
Papai Noel é atencioso e atento. Fica a espera dos pedidos que lhe farão.
Exatamente por essa razão, resolvi fazer meu pedido. Pedido palpável e concreto. Nada etéreo ou impossível de tocar.
Enderecei a cartinha para a minha casa. Tenho sido meu próprio Papai Noel, desde muito tempo. Isso não impede, é claro, que eu faça pedidos. Retomei, pois, ao folclore.
Pensa nas cartas que deixaste de escrever e de quantos pedidos deixaste de fazer. Mesmo que sejas tu, o Papai Noel. Aproveita a época e faz tua lista.
Garanto que é prazeroso pensar no que se quer, tentar conseguir o que se deseja e presentear a si mesmo, ao menos, uma vez por ano, vestido de Papai Noel.
Os usos e costumes têm suas vantagens e há sempre a chance de que se receba um pacote-surpresa.







Nenhum comentário: