29 maio 2011

TALENTOS

Agora é o momento, nem antes ou depois, de usar os teus talentos. E não me venhas com a assertiva de que teus talentos inexistem. Todos têm talentos, dons, habilidades em campos diferentes e em graus diversos.
O truque é fazer o melhor possível de cada um deles e desenvolvê-los sem restrições, sem medos, sem falsa modéstia.
Como escreveu Patrick Lindsay: ”Alguns talentos vêm naturalmente. Outros chegam através de árduo trabalho. Mas ter talento é só o começo. Usar o talento para preencher o potencial é o mais difícil e o mais admirável.”

A centelha de luz que brilha em cada um não deve ficar relegada ao ostracismo, enclausurada como pérola numa concha. O desafio é trazer à tona, mostrar a que viemos e porque vivemos nessa aldeia global plena de oportunidades.
Numa das parábolas de Jesus, Ele menciona a lamparina que depois de acesa, precisa ficar sobre a mesa e não debaixo dela.
Talento é como essa luz acesa. Talento não é privilégio de uns ou de outros. È dádiva que vem no pacote, semente germinada que dá flores e frutos e se estende nos ramos desde o tronco, alimentada pela seiva da vida.
E quando me refiro a talentos, abranjo a todo e qualquer dom que nasce conosco e que, apesar de conviver dia a dia com a nossa realidade fica, muitas vezes, armazenado num celeiro inexpugnável. Lá onde se costumam guardar preciosas manifestações de aptidões que, por falta de coragem, de disposição, de atitude, ficam fechadas a sete chaves. Preferimos relegar a um esconderijo silencioso aquilo que não reconhecemos em nós mesmos como diferencial.
É preciso acreditar de verdade na potencialidade que lateja nas nossas aspirações nessa caminhada rumo ao horizonte, ao sucesso, ao alcance de uma meta.
”Tu bem sabes qual é a tua vocação, pois a sentes exercer pressão sobre ti. E, se a atraiçoas, é a ti que desfiguras. Mas fica sabendo que a tua verdade se fará lentamente, pois ela é nascimento de árvore e não, descoberta de uma fórmula. O tempo é que desempenha o papel mais importante, porque se trata de te tornares outro e de subires uma montanha difícil.” (Saint-Exupéry)
Mostra a tua cara, a tua garra, a tua força. Descobre, em ti, os talentos e revela aos que te rodeiam que sabes onde desejas chegar e até onde queres ir.
Afinal, talento é uma pedra preciosa, presente da natureza que, depois de lapidada passa a ser habilidade adquirida.
Toma posse dos teus talentos e os coloca em uso para teu próprio bem e para o bem de todos.
A Humanidade agradece.

Nenhum comentário: