31 dezembro 2011

2012

O calendário marca o ano de 2012. Chegou o novo ano com a expectativa inocente de um recém nascido que abre os olhos para a vida, enche os pulmões de ar e chora. Choro natural de quem passa a respirar por si mesmo e se desacomoda do aconchego do útero materno. “Nascer é uma alegria que dói”, conforme Eduardo Galeano.


Também pudera! O ano de 2012 surge com uma grande responsabilidade nas costas. Precisará ter as respostas corretas para as indagações que seu antecessor deixou pairando desconexas e perdidas num suceder de acontecimentos inquietantes. Pois, que se alimente da energia do dia a dia para alcançar robustez suficiente, paciência extrema e muita disposição. Conto com ele para acrescentar um ano muito especial ao rol dos anos já vividos.

Esperança de renovação. Concretização de planos. Muita saúde. Paz em profusão. Amor em todas as dimensões. E dinheiro, também, porque nunca é demais. E tudo o mais que sempre se deseja a cada mudança de ano. É válido, é inerente, é peculiar. A gente continua repetindo as mesmas esperanças como se esperança nunca acabasse. E penso que não tem fim mesmo. Por isso dizem que ela é a última que morre.


Se o ano de 2012 atenderá as expectativas de bonança, é uma incógnita. Aliás, o clima meteorológico do Planeta não anda lá muito bom. As transformações e manifestações da Natureza em 2011 foram marcantes e causaram inúmeros danos. A Terra reclama e reivindica maiores cuidados.

Que os ventos soprem a favor da raça humana na idêntica proporção de como ela irá se comportar frente à preservação. E que nos ajudem os céus com seus arcanjos.

Quanto ao cotidiano de cada um, que se harmonizem a alma e o corpo para a travessia ser o mais serena possível.

Serenidade é a palavra chave para abrir 2012.

Deixe de lado as querelas, as disputas, as inquietudes. Permita o perdão, a reconciliação consigo mesmo e com os demais. Realize o que deixou de fazer, diga o que não foi dito. E, principalmente, ame sem medidas e sem tempo a perder.

Ser protagonista de mais uma passagem de ano é benção. Sejamos, pois, coerentes com o que nos é proporcionado de graça. Saber agradecer é a prática de uma virtude.

O correr de cada mês trará novidades, sem dúvida. Algumas prazerosas. Outras desagradáveis, talvez. Mas o que faremos com a experiência do que elas nos ensinarem será a diferença no balanço anual.

Perdas e ganhos fazem parte do exercício de viver. Seja em 2012 ou em 2020. Pouco importa as datas nesse caso. O que importa é manter a chama da coragem acesa para o que der e vier.

E o tempo e o vento rolam implacáveis. Depende de nós olharmos a paisagem com visão panorâmica para não deixar passar detalhe algum. Detalhes são de suma importância nesse início de ano.

Que os sinais visíveis e os impalpáveis sejam boa companhia para teu proveito hoje e durante os dias todos de 2012.

Nenhum comentário: