17 maio 2012

PARA SEMPRE


        Sou aquela que compreende, lê nas entrelinhas, aceita silêncios, justifica omissões, perdoa deslizes, põe “pano quente”, faz de conta que não dói, segura o choro, esconde problemas, disfarça angústias, finge que está tudo bem.
         Tudo começou quando descobri que gerava em meu ser, um outro ser. Desde então, li tudo o que estava ao meu alcance sobre bebês. Precisava aprender o que eu não sabia, necessitava me valer de ensinamentos, além dos que me eram passados pelos mais experientes.
         De repente, depois de algumas dores e gemidos recebi em meus braços, a dádiva da vida, choramingando entregue aos meus cuidados. E fui abençoada por três momentos desses: tenho três filhos.
         A partir daí, me vi debruçada sobre berços em madrugadas extensas, despertada num passe de mágica pelo sexto sentido, aproveitando ao máximo a ventura de aconchegar no colo aos filhos que Deus me permitiu receber. Não havia mistério, nem cansaço, havia descobertas e alegrias.
        Acalantei gemidos de desconfortos, velei sonos pelo prazer de contemplar a serenidade, visitei pediatras mensalmente, agarrei firme para a aplicação das vacinas, assisti ao primeiro sorriso, segurei as mãozinhas nos primeiros passos, sorri de felicidade na primeira batida de palmas, medi febres, ministrei remédios em joelhos esfolados, consolei desapontamentos, apaziguei disputas, cooperei na alfabetização, ajudei a decorar a tabuada, cobrei bom desempenho nas tarefas do colégio, fui a um sem número de reuniões nas escolas, participei de piqueniques, de gincanas, de festas juninas, de bailes infantis.       Assisti a apresentações teatrais, a invernadas do CTG, a jogos de futebol, a partidas de tênis, a aulas de natação e de judô.  Foi uma grande aventura partilhada passo a passo, mão na mão, coração a coração. Que benção!

         Eles cresceram e foram acometidos pela epidemia da adolescência. As preleções eram constantes, exaustivas e extenuantes no que me competia. Acredito que fui muito exigente, apesar de ter a melhor das intenções. Na idade da contestação meus argumentos exigiam firmeza e bom senso. Algumas imposições úteis foram boas ferramentas. Tinha horário para sair e para voltar. E era exigido, além do mais, dizer com quem e onde estariam.  Foi uma tarefa árdua a de manter as rédeas curtas e o leme do barco.  Melhor pecar por excesso do que por omissão. E eu sabia que a responsabilidade do êxito ou fracasso era só minha. Cumpri a risca cada detalhe. E tive a graça de obter sucesso. A epidemia cumpriu seu ciclo e sumiu.
        Depois, veio a fase dos aconselhamentos, das respostas às dúvidas, do questionamento sobre os projetos e os planos.  O momento das compressas em feridas de desencanto e desapontamento. O instante da vibração pelas conquistas e do choro santo e riso farto pelas vitórias.
         Que missão é essa que nunca acaba, mesmo com os filhos adultos, graduados, exercendo suas profissões, morando em lugares distantes, vivendo longe do alcance do olhar, do abraço?    
         Por que permaneço sendo arauto de pensamentos adivinhados, ininterruptamente? Onde fui buscar forças para aquela entrega irreversível? De onde surge a energia para prestar auxílio sempre com um sorriso de boa vontade estampado no rosto?
         Por fato divulgado e conhecido, sou a que está sempre ao alcance quando se faz necessária. Cansaço, fome, sono, comodismo são situações que se anulam no instante em que me chamam: Mãe! Porque mãe é sinônimo de alicerce, de segurança, da confiança, de abnegação.  Impossível negacear o AMOR!
         Ser mãe é para sempre. Não tem limite de tempo ou de espaço. Ser mãe é partilhar uma fresta da eternidade e se alimentar do manjar dos anjos. Ser mãe é ir além e através do plano físico. Ser mãe é dom que Deus partilha com as mulheres, mesmo que elas não tenham ideia do tamanho da missão que lhes é confiada.
         As que têm noção e abrem os braços, sem medo de arcar com o ônus e o bônus, são premiadas com a felicidade que dura para sempre. Sou uma delas.
          
        







Nenhum comentário: