20 outubro 2013

MULHER GUERREIRA


            Conheço algumas. Mulheres que não fogem à luta e encaram a vida no seu cotidiano com a cara e a coragem.
         Mulher guerreira nasce com marca registrada em qualquer tempo ou lugar, sem previsão ou planejamento, pouco importando sua origem ou condições de vida. E, apesar disso, paga um elevado preço por ser diferencial.
         Mulher guerreira olha nos olhos, estabelece territórios, conquista espaço. Ela não se faz de paisagem, responde quando lhe interrogam, participa e partilha com toda sua essência e detesta o silêncio furtivo. 
        Mulher guerreira incomoda, desacomoda, desmascara. Mulher guerreira desassossega o "talvez", afirma o "sim", garante o "não".  Ela não usa meio-termo, meias palavras. Busca o ilimitado da alma em cada gesto ou palavra no seu convívio com os demais.
         No mais das vezes, a mulher guerreira é solitária e, assim, caminha através de campos minados, de rios caudalosos, de íngremes cordilheiras, de áridos desertos.
         Mulher guerreira é emoção desfeita em lágrimas, é grito estrangulado na garganta, é feita de carne e osso, forjada em aço resistente as intempéries.
         Mulher guerreira colhe flores, planta árvores, gera filhos, semeia vento e enfrenta tempestades. Desperta o melhor e o pior de cada um e convive com o bem e o mal, cultivando um e extirpando o outro.

         Mulher guerreira consola. Ela oferece o ombro, o regaço, o abraço. Enxuga pranto, conserta desencantos, mostra o mapa, entrega a bússola, revela os segredos, conduz pelos labirintos intrincados do viver como se isso fosse a mais trivial das tarefas. E vale salientar que amparo de mulher guerreira é privilégio a ser aproveitado sempre, assim como a sua intensa capacidade de amar além e através.
     Mulher guerreira busca o conhecimento em qualquer idade, enfrenta desafios constantes. Mulher guerreira é a definição de desafio em forma de gente. Ela desafia os ventos adversos, as tempestades, a escuridão da inveja, a falsidade das mentiras. Mulher guerreira é parceira da verdade; não rouba, não avilta, não compra afetos, não dissimula, não barganha.
         Mulher guerreira não alicia tropas com falsas promessas, nem promete o que nunca irá cumprir. Procura soluções e não desiste enquanto o irreversível não se apresenta como inevitável. Mulher guerreira só capitula no último suspiro.
        Mulher guerreira nunca proclama suas qualidades como estandartes de propaganda enganosa. Ela é, simplesmente, quem é e basta. Por se saber falível, usa cada erro como pedra de alicerce para embasar seus próximos passos.
      Mulher guerreira é o protótipo dos robôs cibernéticos da era futura. Podem lhe arrancar pedaços, pode ser ferida, mutilada mas, persevera, teimando em se recompor.
         E, da varanda da vida, no tempo do ocaso, a visão da vastidão do acervo conquistado se mescla no horizonte com o esmaecer do sol que adormece. Amanhã será outro dia. A mulher guerreira despertará com a peculiar energia, que nasceu com ela, e se porá a campo em busca de novas missões a cumprir.
         Mulher guerreira desconhece a busca pelo tempo perdido porque evita deixar para depois o valor do aqui e agora.
        
          Maria Alice Estrella


Nenhum comentário: