17 julho 2011

ADÁGIO PARA A PRINCESA

Tens a brejeirice de quem sabe ver o tempo passar e consegue manter o mesmo ar de nobreza, mesmo com marcas e cicatrizes. Aliás, como bem escreveu Artur da Távola: “Um rosto sem rugas é um rosto sem biografia”.


E a tua biografia é rica de detalhes, entalhes cinzelados por mãos criativas e invisíveis que foram esculpindo uma trajetória plena de cultura, de sabedoria para proveito de todos os que te conhecem.

Como fértil que és, geraste filhos e filhas que são teu verdadeiro cartão postal. Embaixadores que te representam há 199 anos por todas as paragens do mundo.

E é de teus filhos que desejo falar. Dessa gente especial que descende do teu solo e no teu colo se abriga. Ilustres ou desconhecidos são eles semelhantes a ti na fisionomia da suavidade que só os fortes possuem e sabem usar.


Por essas artes da vida, nasci num porto alegre um pouco distante de ti. Porém, enraizada no teu ventre através dos meus ancestrais. Do convívio com as mulheres pelotenses, das quais sou descendente por laços de sangue, absorvi sábios ensinamentos que foram transmitidos através das conversas que mantivemos no decorrer das horas, dias, anos, décadas. Sempre havia algo de profundo a comentar a respeito de assuntos, aparentemente, superficiais. Aliás, com elas, era impossível viver na futilidade do corriqueiro. Tudo tinha fundamento, fortes alicerces, consistentes observações, colocações sempre muito oportunas que encaixavam as peças do quebra-cabeça da vida. E isso tudo por decorrência direta, por serem elas herdeiras do teu acervo de cultura. Cultura que fomentas desde o berço em cada um dos teus filhos, que se nutrem da tua energia e seguem propagando o teu nome em todos os hemisférios.

Quanto a mim, escolhi, na idade da razão, na tenra idade do aconchego, viver em tuas retilíneas formas como se nelas eu encontrasse o acalanto de sonhos e a realização de ideais. E encontro abrigo em tua generosidade hospitaleira e pródiga que faz com que eu me sinta filha querida e bem vinda.

Tuas calçadas têm o rastro dos meus passos, tuas esquinas têm o som da minha voz ao vento, tuas árvores têm meu nome gravado em amores que nunca se perderam.

E, afora qualquer mera coincidência, me sinto em casa na tua casa.

Aliás, tuas antigas casas abrigam segredos inesgotáveis que também me pertencem por essas razões que a própria razão desconhece. Silenciosa, vagueio pela casa das palavras nos corredores da tua biblioteca valiosa. Deslizo pelas margens do arroio que beira as charqueadas e vez ou outra me hospedo num dos quartos da casa da Baronesa.

Estou na platéia dos teus teatros continuamente aplaudindo o belo e a arte, que tanto cultuas. E não dispenso uma caminhada nas alamedas da tua praça principal sob a sombra das majestosas e centenárias árvores que rodeiam o belo chafariz, aonde pássaros vêm pousar, cantando serenatas para os transeuntes num gorjeio de encantamento.

Acompanho teu crescimento com o orgulho de quem vê a colheita de mais uma estação e mais outra e outra. A cada dia me surpreendes com novos entornos aliados aos que já conheço.

Com desenvoltura digna de uma Princesa, danças um adágio na companhia de teus habitantes numa festa constante que comemora realizações de metas e prediz um futuro digno da tua envergadura, celebrando o que ainda está por vir para o bem dos filhos que gerastes e dos que acolheste em teu regaço farto.

Nenhum comentário: