24 junho 2012

CELEBRANDO O ANIVERSÁRIO




         Hoje é véspera.  O dia que antecede a poesia de mais um aniversário. Porque aniversário, para mim, é festa de palavras e gestos, de música e de luz. Gosto muito do dia que celebra o meu nascimento, num intimismo ingênuo e franco. Gosto de comemorar comigo mesma a memória de todos os anos que antecederam a este como se eu estivesse tecendo um lenço colorido no tear da existência ao longo do tempo. E é assim que me vejo, deixando voar ao sabor do vento todas as nuances de um arco-íris como pássaros multicores numa dança movida pelo som de canções que compuseram para mim, sem mesmo saberem que era para mim que criavam letra e música.
         Essa mania de gostar do próprio aniversário deve ser influência dos astros, da atmosfera, do paralelo 30, no dia, hora e local que nasci. Tudo isso e muito mais, que desconheço, e acho melhor deixar assim no plano do intangível.

         Tenho uma amiga que diz: - Você faz a festa sozinha, ilumina a sala, enche de balões, canta e assopra a velinha de olhos fechados, desejando um presente especial, sorrindo e batendo palmas. De onde você tira tanta alegria, menina? (Ela ainda me chama de menina).
          E, talvez, aí resida essa disposição toda. O simples fato de que me sinta uma menina com a alma à prova de intempéries, de quem passou por vendavais e tempestades, que naufragou, mas que veio à tona buscando respirar e se inspira nos tropeços e nas conquistas para traçar a rota dos caminhos que pretende percorrer sempre com a disposição de inaugurar horizontes.
         Aliás, horizonte é uma imagem característica da região geográfica em que me aquerencio. Essa visão longa e interminável que se estende até a linha do céu e da terra e vai mais além no campo fértil da imaginação.
         Meu passatempo favorito nessa data é o de soltar a poesia peito afora e criar momentos de sublime reflexão, inventar cenários, me debruçar sobre emoções, liberar os medos e desprender a fita da inauguração na sensação única de saber-me renascendo.
         E, na verdade, dia de aniversário é horizonte, é céu aberto, é arco-íris, é borboleta. É um dia de luz e uma noite de estrelas que a memória congela na prateleira das lembranças.  É a própria lembrança, dádiva constante desde o nascimento.                                                                             
         Aniversário é o presente que a existência entrega num pacote preparado por mãos invisíveis. Aniversário é desembrulhar as tristezas e as alegrias e misturá-las até ficarem no ponto de calda.
         Aniversário é juntar saudades e é estreitar distâncias. É chegar perto, é estar do lado de dentro, é “fazer de conta” que todos estão, de novo, em volta da mesa.  É a celebração particular num tributo ao tempo que encadeou as horas e confeccionou a colcha de recortes e retalhos de cada dia.
         Aniversário é abraço forte, é lágrima nos olhos, é encontro do que passou com o que, ainda, está por vir, é muita vontade de viver para poder repetir tudo outra vez no próximo aniversário.
                                               
          

Um comentário:

Dulce Miller disse...

Desculpe querida, não havia visto este post :( Serve um feliz aniversário atrasado, te desejando toda luz, paz e amor do mundo?

Beijão!